quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SABER ESPERAR

"Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor." (S 39,1)

Ao ler esse pequeno versículo do Salmo 39, qualquer pessoa poderia se perguntar se não existe um erro, uma redundância, na expressão "esperando, esperei no Senhor". Veremos contudo, que na gramática da vida existem muitas maneiras de esperar, mas a única correta é essa,ensinada pelo salmo. Saber esperar é uma virtude que traz paz e serenidade para a alma.Mas isso acontece somente quando se espera "esperando"...O que se faz enquanto estamos no aguardo de um futuro melhor é determinante para nossa felicidade cotidiana.

Acreditar que aquilo que está por vir é melhor do que o que vivemos hoje é uma característica das pessoas esperançosas. Pessoas apegadas a velhas fórmulas ou acomodadas a qualquer tipo de situação (podemos nos acomodar até mesmo aos fracassos!) não fazem ideia do que Deus pode lhes reservar para o futuro e, por isso, não se abrem com otimismo para o dia de amanhã. De uma maneira ou de outra, todos desejamos mudanças para melhor. Mas, o que torna uma pessoa esperançosa diferente é que cada dia ela se prepara para as novas bençãos que virão, acreditando que elas são reais, chegando mesmo a antecipá-las.

A pessoa esperançosa espera "esperando". Ela sabe, com muita confiança, que o Pai tem planos para cada momento de nossas vidas e sempre está pronto para realizá-los na hora mais apropriada. Ela levanta as mãos para o céu em oração, louvor e gratidão, preparando-se para receber as graças que, certamente, chegarão. A pessoa pessimista, acomodada, incrédula, de alguma maneira também deseja que algo venha a mudar. Mas ela espera "reclamando", "amaldiçoando", "agredindo"...Por isso, quando as oportunidades chegam, quando as portas se abrem,muitas vezes tudo se perde, pois ela não está preparada, numa posição de fé, para agarrar as graças de Deus.

Que tipo de pessoa você tem sido?? Uma pessoa esperançosa, que aguarda maravilhas vindas de Deus? Ou uma pessoa pessimista, acomodada, que até desejaria uma mudança para melhor, mas nunca está em posição para começá-la? Como você tem esperado? Você espera "esperando", louvando, preparando-se para o melhor? Ou você espera reclamando, brigando, duvidando do que pode vir? Sua maneira de esperar determina seu bem-estar hoje e desencandeia as graças de amanhã.

Espere esperando e, certamente, você será visitado por uma grandiosa paz vinda de Deus.

Bjos
Lu Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário