segunda-feira, 26 de abril de 2010

O lado dark dos Contos de Fadas
Se fosse fazer um resumo básico das três princesas mais famosas, seria esse:




Branca de Neve: Ela era totalmente Amélia, só sabia limpar e cozinhar, além de obedecer tudo que os 7 anões falavam. Ela não pensava por si só. E, quando desobedeceu a uma ordem deles e resolveu comer a maçã da bruxa, ela se ferrou. Lição de moral: "boas moças obedecem".

Cinderela: Mexe com o imaginário masculino, porque sabe tanto ser princesa quanto vagabunda. O príncipe fica doidinho pelo tamanho do sapatinho de cristal, o que quer dizer que ele gosta de pés pequenos. Além disso, a Cinderela é uma mascarada que seduz e foge. Os homens vão à loucura!

Bela Adormecida: Ao invés de alertarem a menina, os pais dela preferem que ela cresça sem saber da maldição da bruxa. Então, quando ela vê aquele "treco amaldiçoado", vai correndo enfiar o dedo. Essa é uma metáfora sobre a virgindade: os pais sabem que um dia vai acontecer a 1ª vez da menina, mas preferem fingir que isso não existe. Ai, quando a guria cresce e descobre como os bebês são feitos, vai correndo experimentar e acaba se ferrando.

Centenas de anos antes da Disney, os contos de fadas já existiam. Só que, antigamente, eles eram pra adultos, e não pra crianças. Então, eles tinham sexo e violência. E quem maltratava as crianças não eram as bruxas e madrastas, e sim a própria mãe. Na verdade, elas eram "mães normais", dessas que tem vontade de esganar os filhos de vez em quando. Só que, quando os Irmãos Grimm foram reescrever as histórias como contos para crianças, eles optaram por tirar essas "mães malignas". Então, elas foram transformadas em bruxas ou madrastas.

Por exemplo: na história da Branca de Neve, a madrasta tem inveja por causa sua da beleza. Na realidade, muitas mães sentem ciumes quando vêem que as filhas estão chamando + a atenção que elas. Mas isso não ia pegar muito bem num conto de fadas...

As fadas também tem uma função importante: elas reprimem o sexo. As três fadas da Bela Adormecida, por exemplo, levam ela pra floresta, pra viver longe do "perigo". Ou seja: Longe de homem. E a fada da Cinderela diz que ela tem de voltar do baile antes da meia noite, porque ela não podia dar uma esticadinha com o príncipe depois. As fadas são malandras, e a bruxa que leva a fama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário